Você reza pelas vocações?
Talvez algumas pessoas não saibam, mas em nossa arquidiocese existe o Serviço de Animação Vocacional (SAV) e a Pastoral Vocacional (PV). Este serviço se preocupa em animar todas as pessoas em busca de seu lugar no mundo e na Igreja por meio de sua vocação, ele procura despertar nas comunidades a cultura vocacional. É um trabalho importantíssimo, pois que todos nós filhos de Deus, seres humanos, temos uma vocação, tanto mais se lembrarmos que como cristãos temos um chamado específico.
Para o que Deus me chama? Como Deus chama? Deixo-me chamar? Estou atento a dar-lhe uma resposta?
Quando uma pessoa se casa, ela o faz porque sentiu um chamado: sentiu algo diferente por alguém, arriscou iniciar uma conversa e uma “paquera” (como diziam os mais velhos), apaixonou-se, foi correspondido, namoraram e fortaleceram seu conhecimento mútuo e a entrega, até decidir entregar a própria vida a esse alguém escolhido.
Um processo muito parecido se passa com aqueles que se apaixonam pelo Reino de Deus e decidem se entregar de maneira mais total a Deus e a seu projeto por meio de uma consagração sacramental ou religiosa.
Paixão, conhecimento e entrega são indispensáveis na vida de qualquer ser humano.
O Serviço de Animação Vocacional é essa ajuda. Quer que todas as pessoas orem, reflitam sobre o próprio chamado antes de se deixar simplesmente levar. Quer que todas as pessoas encontrem a própria vocação. Nós do SAV-PV queremos contribuir para que todas as pessoas, especialmente os jovens se apaixonem e conheçam antes de se entregar a um caminho.
Em nossa Arquidiocese até 2019 o SAV-PV contava com a assessoria do padre Nailson Bacon. Um dia padre Nailson me disse que achava necessário transferir para mim essa missão, pois eu já estava envolvido com outros trabalhos ligados às vocações no Seminário Propedêutico e nos Encontros Vocacionais. Não aceitei logo, enumerei critérios, pensei em minhas condições e só depois disse sim.
Minha ajuda ao Serviço de Animação Vocacional começa oficialmente agora em 2020. Temos um longo caminho a percorrer, mas estou disposto a contribuir. Convido você que está lendo esta matéria a se informar: existe o SAV-PV em sua paróquia? Como anda a animação vocacional em sua comunidade? O que você pode fazer para que os jovens encontrem seu caminho para a própria realização e para encontrar a vontade de Deus?
Aceite esse desafio: reze diariamente pelas vocações, anime seu grupo e sua comunidade a também rezar. Todo cristão deve ser um animador vocacional.

