O Mês Vocacional, instituído há quase 40 anos, celebra e homenageia todas as vocações no decorrer das semanas de agosto. É uma especificidade de nosso país, graças à sensibilidade de tantas pessoas envolvidas naquele contexto de final dos anos 1970 e início de 1980. Durante esse mês, de domingo a sábado, a Igreja, juntamente com todos os fiéis, voltam suas atenções para um grupo específico de vocações de tal forma que todas sejam contempladas:
- 1ª semana (este ano, de 02 a 08 de agosto), as vocações dos diáconos, presbíteros e bispos (ministérios ordenados);
- 2ª semana (de 09 a 15), a vocação do pai, da mãe e dos filhos (a família). A Pastoral Familiar celebra a Semana Nacional da Família, com subsídios específicos;
- 3ª semana (de 16 a 22), a vocação das pessoas de vida consagrada (aqueles que fazem os votos de Castidade, Pobreza e Obediência). A Semana Nacional da Vida Consagrada, a partir deste ano, é uma novidade no mês vocacional;
- 4ª semana (de 23 a 29), a vocação dos cristãos leigos e leigas e seus diversos serviços na comunidade (ministérios não ordenados);
- No último domingo, dia 30, celebramos o Dia dos Catequistas, homenageando e valorizando esta vocação tão importante nas comunidades.
Nesse contexto, vale ressaltar que algumas celebrações litúrgicas ou “sociais” determinaram a sequência das vocações nas semanas de agosto. São João Maria Vianney, padroeiro dos párocos (04 de agosto), e São Lourenço, padroeiro dos diáconos (10 de agosto), influenciaram na celebração do ministério ordenado na 1ª semana do mês vocacional. O dia dos pais, celebrado no segundo domingo de agosto, fez com que celebremos a vocação da família na 2ª semana. A Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, no Brasil celebrado no terceiro domingo de agosto, “puxou” a vocação dos consagrados e consagradas para a 3ª semana. Maria é modelo de toda vocação à vida consagrada, ela que disse “sim” ao chamado específico de Deus, de ser a Mãe de Deus, servidora da humanidade. E, finalmente, na última semana, celebra-se a vocação dos ministérios não ordenados, ou seja, de todos os demais que exercem seu serviço na comunidade, a começar pelos catequistas, somando todos os demais ministérios.
Para o Mês Vocacional de 2020 a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB escolheu o tema “Amados e chamados por Deus” (cf. ChV 112). Inspirados por essa temática e, em unidade com a CNBB, o SAV-PV Mgá, atento às regras de reclusão social devido à pandemia de Covid-19, indicou para todas as paróquias da Arquidiocese três propostas de Terço Vocacional que poderão ser recitados online, e duas opções de “eventos” que poderão ser organizados na comunidade em forma de live: uma Vigília Vocacional e uma Leitura Orante Vocacional.
As propostas apresentadas e encaminhadas poderão ser utilizadas de acordo com as realidades e necessidades, sem uma ordem sequencial obrigatória. Os párocos, juntamente com a Equipe Vocacional ou o Animador Vocacional discernirão a melhor maneira de utilização dos materiais enviados, incrementando com elementos e símbolos locais.
Desejamos que os Animadores Vocacionais e todo o povo de Deus possam celebrar o Mês Vocacional com muita alegria e disposição, abusando da criatividade e contagiando as comunidades eclesiais para que se sintam vocacionadas e dispostas a dizer “sim” ao chamado de Deus, de ser operário e operária na messe do Senhor.

